Como ponto de partida, acho importante esclarecer que, estudar linguística histórica não é o mesmo que estudar história da linguística, mas, é importante estudar a segunda para entender a primeira. Complicado? Também achei, mas vamos descomplicar.
Já sabemos que linguística é uma ciência. Essa ciência surgiu no final do século XVIII, tempo suficiente para ocorrer um grande desenvolvimento, para ter uma história. Então, estudar a história da linguística é estudar todo o desenvolvimento dessa ciência desde a sua origem. Já a linguística histórica estuda as mudanças que acontecem nas línguas humanas com o passar do tempo. Mudanças que acontecem continuamente, apesar de nós, falantes de línguas humanas, não termos consciência de tal. Mas, como estudantes de Letras, devemos ter essa consciência, devemos saber que a língua humana não constitui uma realidade estática. Quando estudamos a disciplina linguística histórica, nos conscientizamos desse dinamismo da língua, enquanto fenômeno histórico.
Hagda
Fonte: Faraco, Carlos Alberto - Linguística histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas/ São Paulo: Parábola Editorial, 2005.