quarta-feira, 13 de novembro de 2013


RETOMANDO OUTROS CAMINHOS

Vamos voltar ao século XIX para retornar os caminhos que têm procurado interpretar a história das línguas:

  • A DIALETOLOGIA
É o estudo da língua através de uma  perspectivas geográfica, deriva do DIALETO que é uma variedade linguística falada em um determinado dimensão geográfica, mais recente terminologia VARIAÇÃO DIATÓPICA.

Cada ponto de um determinado lugar possuem experiências sociais, históricas, culturais diferenciadas e isso repercute na sua linguagem.

A dialetologia contribuiu para importantes estudos linguísticos em geral e para o estudo da história das línguas em particular. Os estudos históricos começam assim a consolidar a idéia de que a constante heterogeneidade da realidade linguística e de que o contacto entre as diferentes realidades são fatores essenciais para a dinâmica da mudança linguística.

  • A SOCIOLINGUÍSTICA
É o estudo das relações entre as diferentes formas de dizer a mesma coisa e determinados fatores sociais: renda, escolaridade, sexo, etnia dos falantes, etc. Ela propõe o estudo diacrônico e sincrônico em levantamentos dialetológicos e também o estudo global da estrutura sociolinguística.
 

CONCLUINDO NOSSA VIAGEM HISTÓRICA


 "Percorremos, em poucas linhas neste blog,  200 anos de investigação científica, porém deve ter ficado claro que não existe uma teoria suficientemente abrangente que ofereça um tratamento unificado para a complexa questão da história das línguas. Temos diferentes orientações teóricas e muito material empírico".

Kallíana Cruz
Fonte: Faraco, Carlos Alberto - Linguística histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas/ São Paulo: Parábola Editorial, 2005. Capítulo 5: História da nossa disciplina

Nenhum comentário:

Postar um comentário